Se você é mãe de primeira viagem e deseja conhecer mais sobre alimentação pós-parto, acaba de encontrar o blog post que é um guia básico para mamães em busca de dietas saudáveis para a sua própria nutrição e também do recém-nascido.
É comum a ideia de que após a gestação, os cuidados necessários aos alimentos consumidos não influenciem diretamente na saúde do bebê ou até mesmo na recuperação do processo gestatório, mas a Vilma Mirian veio te explicar que não é bem assim.
Quer conhecer mais sobre o assunto e garantir uma alimentação pós-parto ideal, segundo especialistas? Siga com a leitura!
Dieta pós-parto: o que comer?
Saber o que comer no pós-parto é fundamental para a recuperação física que a mulher passa após o período de gestação. Por isso, a Vilma Mirian destaca as contribuições de uma boa alimentação para a saúde do bebê e também da mamãe.
Entenda como amamentar corretamente: desvende os mitos e as verdades hoje mesmo!
Mas afinal de contas, que dieta manter após as gestações? É importante que depois da vinda do bebê, a mulher siga as visitas aos especialistas em nutrição e saúde, e então, priorize a inclusão dos seguintes alimentos no dia a dia:
1. Cereais integrais
Os cereais integrais são mantidos em sua forma natural, ou seja, são alimentos sem a utilização de processamento ou adição de químicos que prejudicam a saúde da mulher. Se você deseja incluí-los em suas refeições, opte por:
- aveia;
- quinoa;
- granolas;
- centeio;
- arroz integral.
Confira também um guia especial sobre amamentação para todas as mães e entenda importância de uma alimentação saudável no puerpério (resguardo).
2. Frutas
Falar sobre alimentação pós-parto e não citar a inclusão de frutas seria recorrer em um erro relacionado ao cardápio das mamães após a vinda do seu pequeno.
Mais do que segredos para perda de peso, o consumo de frutas nesse período é um investimento de uma vida equilibrada e de produção de leite materno saudável. Deseja garantir uma alimentação adequada ao bebê nos primeiros meses de vida dele? Alimente-se de maneira consciente e com inclusão de frutas.
Quanto as melhores opções de frutas na alimentação pós-parto, priorize as que contribuam com uma boa digestão, como:
- mamão;
- ameixa;
- maçã;
- banana;
- abacate.
Nós aqui da Vilma Mirian reforçamos também a importância do consumo do suco dessas frutas, aumentando a hidratação da mulher nesse estágio.
3. Legumes
Outra fonte de saúde presente na nossa lista do que comer no pós-parto consiste no preparo de legumes em receitas básicas. Se você deseja ter refeições equilibradas e oferecer os mesmos benefícios ao bebê, inclua os seguintes alimentos:
- legumes e folhas verdes escuras;
- brócolis;
- couve-flor;
- espinafre;
- pepino;
- pimentão.
Evite, entretanto, a compra destes alimentos congelados ou com processamento, e se possível, evite legumes em cultura rica de agroquímicos, optando assim por orgânicos.
4. Leites e derivados
É isso mesmo, a inclusão de leites e derivados no pós-parto é fundamental para as mamães que deram a luz s e agora preparam-se para o lindo período da amamentação.
Através do consumo desses alimentos, a mulher garante a quantidade necessária de Vitamina D, proteínas necessárias, cálcio e outros nutrientes essenciais para a produção saudável do leite materno, além da nutrição da mulher no puerpério.
Portanto, aposte nos seguintes alimentos em suas versões mais naturais:
- leite;
- queijos brancos e ricotas;
- iogurtes sem adição de açúcar.
Para as mulheres e bebês que têm intolerância a lactose:
- leite sem lactose;
- leite de amêndoas;
- leite de arroz.
São incontáveis os benefícios tanto para grávidas quanto para mamães a adição de cardápios que contem com leite e seus derivados. Quer conhecer mais um dos principais investimentos no período de amamentação? Siga a leitura, pois a Vilma Mirian te conta!
5. Água
O consumo de água é fundamental para as aquelas que desejam uma recuperação saudável após períodos sobrecarregados como a gestação, contando também, com a hidratação necessária da pele e produção do leite materno.
Especialistas ainda reforçam que a inclusão de quantidades necessárias de água após o nascimento do bebê, contribui com o bom funcionamento do sistema digestivo e perda dos quilos naturais deste período.
Possui dificuldade em se lembrar daquele copinho d’água? Leve sempre uma garrafa na sua bolsa maternidade e lembre-se o quanto este consumo é importante para a sua saúde e também a do bebê.
Aposte na inclusão de sucos, além de chás com ervas calmantes e naturais e conheça 7 benefícios incríveis do chá de camomila para bebê!
Dieta pós-parto: o que evitar?
Assim como é importante garantir uma alimentação pós-parto saudável, destaca-se os alimentos a serem evitados neste período.
Antes das gestações, o consumo de processados, itens ricos em açúcar e gordura, não são adições nutritivas, logo, para mamães e bebês, estas fontes energéticas devem ser evitadas.
Em casos de mulheres em puerpério, inclusive, o alto consumo de açúcares pode contribuir com diabetes gestacional, condição que as colocam em riscos de saúde graves.
Por esse e outros motivos, invista em uma alimentação pós-parto equilibrada, assim como a prática de exercícios físicos regulares, não apenas para perda dos quilinhos vindos com a gestação, mas também para a conquista de qualidade de vida global.
Gostou de conhecer mais sobre o assunto e, com a Vilma Mirian, descobrir as contribuições de dietas equilibradas pós-parto? Siga acompanhando nossos artigos preparados especialmente para você, mamãe, e para o bem-estar de toda a família. Aproveite e deixe um comentário aqui embaixo com alguma outra dúvida ou sugestão de tema para o próximo post!
Nos vemos no próximo conteúdo!