Bebê não para de chorar: dicas e técnicas para acalmar

Tem fases em que o bebê não para de chorar, e por mais que isso chegue a desesperar, é importante você se manter firme e entender o que tem acontecido com o bebê e como aliviar o estresse e o estranhamento dele. Seguindo algumas dicas fundamentais, mais do que controlar o choro, vocês dois vão criar um elo ainda mais forte, viu?

Porque o bebe não para de chorar?

Como fazer bebê parar de chorar

Imagine só como o mundo é estranho para quem ficou 9 meses quentinho e tranquilo no útero; o tanto de barulho, de luz, de toques. Há poucos momentos o bebê tinha tudo facinho e de repente precisa pedir quando tem fome, fica irritado, cansado. E a única forma de se comunicar que o bebê conhece nesses dias é o bendito do choro.

Nós sabemos que tem horas que nós é que ficamos com vontade de se acabar em lágrimas quando o bebê não para de chorar no meio da noite, mas imagine o quanto tudo tem sido estranho para ele e que, na maioria das vezes, o que ele mais precisa é justamente de você ali perto para confortar e lembrar que está tudo bem.

Como fazer o bebê parar de chorar

Já demos a primeira mais óbvia resposta acima: a presença da mãe é o principal conforto para o bebê. É ela que alimenta e, mais do que isso, de dentro do útero, o bebê escutava sempre a vibração da voz materna, a batida do coração da mamãe, então tudo o que envolve a mamãe – seu tom de voz, a presença física, o toque, o rosto e a batida do coração – já dão um alívio imediato.

E tem diferentes maneiras de você dar esse alívio, viu?

Fale com o bebê, faça barulho com a boca, cante ou entoe algo:

Como fazer o bebê parar de chorar

O bebê conhece bem a voz da mãe, e você pode usar isso de diferentes formas. Comece conversando, até para ajudar ele a entender as nuances da fala, mas que tal algo mais relaxante? A melodia da voz ao cantar, a sequência de barulhos relaxantes ou a harmonia de um mantra um murmurinho bem suave ajudam a relaxar.

Afinal, isso faz até para nós, não é? Música é um santo remédio, fora a meditação, os mantras e até os famosos áudios de ASMR e sons binaurais. Há também muitos discos de músicas especializadas para fazer bebês dormirem, com esses tipos de sons que induzem ao relaxamento.

Use o poder do ‘shhh’:

Esse barulho lembra muito a circulação da mãe, e fazer isso mais alto que o choro, de forma bem tranquila, pode ajudar a acalmar o bebê. Outras coisas que fazem um barulho parecido, como o aspirado de longe, o chuveiro e a sintonia da tv, o famoso barulho branco, é um grande aliado.

Nane o bebê:

Como fazer bebê parar de chorar

Um clássico, que pode ser usado junto da dica anterior. Ande um pouco com o bebê, faça movimentos suaves e, se desconfiar que ele tem cólicas, segure o bebê na posição de decúbito ventral, cuidando bem da sua cabecinha. Isso traz um alívio bem rápido.

Não exagere na movimentação! Se ele estiver com cólicas e irritado, você vai acabar deixando ele ainda mais desconfortável.

Envolva o bebê:

O calor e a sensação de estar envolvido lembram muito o útero. Você pode segurar ele com bastante carinho e, para aumentar a sensação, fazer aquele charutinho com a manta sobre o bebê. Mas tome muito cuidado para não apertar demais e para não deixar o bebê abafado, ok? Tenha sempre uma mantinha bem confortável preparada na bolsa de maternidade!

O soninho anda em dia?

Sono do bebê

Parece estranho, mas um bebê cansado tem dificuldades de dormir. Nos primeiros meses o sono é fundamental, e se o bebê não para de chorar, pode ter aí uma relação com o sono desregulado. É muito importante ter uma boa rotina do sono, isso evita que o bebê fique acordando no meio da noite, pois ele já se acostumou com os horários.

Bebê limpinho e de barriguinha cheia fica menos irritado, também. Então siga aquele ritual de pôr o anjinho para dormir, sempre no mesmo horário, de um jeito parecido para poder incentivar ele a entender os gestos que ativam o relaxamento.

Deite o bebê em posição fetal:

A gente falou muito da memória do útero confortar, e que tal colocar o bebê na posição em que ele se acostumou a ficar por tanto tempo quando tudo era mais tranquilo para ele?

Deite o bebê sobre seu peito ou na caminha, sempre segurando a cabecinha e jamais deixe ele sozinho nessa posição.

Analise desconfortos:

Às vezes o choro pode indicar mais que uma irritação passageira. Dores de ouvido, cólicas muito fortes e até outros problemas diversos podem começar a ser indicados no choro, especialmente quando o bebe não para de chorar, aumenta a intensidade e isso se torna algo regular.

É importante sempre contar ao pediatra qualquer choro que aconteça de uma maneira incomum, o pediatra vai saber como proceder para descartar suspeitas e vocês poderem ficar em paz.

Acredite: essa fase vai passar e vocês dois vão ficar ainda mais fortes e conectados depois de tantas naninhas e cantigas.

Quem é mamãe se derrete pelos artigos de maternidade, não é? A Vilma Mirian é apaixonada e faz as melhores bolsas e acessórios com muito carinho e sofisticação, e você está convidada a conhecer nossa página do Instagram para se encantar!

Deixe um comentário