Desfralde: quando fazer? Como fazer? Veja dicas para mamães!

Os pais esperam ansiosamente o dia em que vão poder tirar as fraldas da lista de compras, mas essa transição é um momento muito importante na vida da criança e não deve ser apressada. O desfralde deve ser incentivado e celebrado junto com seu anjinho, e com as dicas que preparamos, vocês vão passar por essa fase com menos dores de cabeça.

Quando é a hora do desfralde

momento certo de fazer o desfralde

Essa é a principal dúvida das mamães, porque esse momento não está marcado em um calendário. Entre perto do segundo ano de vida até o quarto é o período em que os pequenos começam a ter mais sustentação física, mais controle muscular e também mais autonomia, eles vão dar vários sinais físicos e psicológicos, então observe se:

  • O bebê se mostra incomodado com a fralda e fica tentando tirá-la, seja na hora de dormir ou quando fica molhado;
  • Fica curioso com outras pessoas usando o banheiro
  • Já diferencia xixi e cocô e fala quando está com vontade de fazer um dos dois;
  • Tem mais paciência para ficar parado ou de cócoras por mais de dois minutos;
  • Já tem aquele senso de realização das coisas, gosta de mostrar as coisas que faz;
  • Não tem vergonha de pedir as coisas para os pais;
  • Aprendeu que algumas coisas têm horário para serem feitas durante o dia;
  • Consegue ficar mais de 3 horas seco;
  • Já associou o banheiro à higiene pessoal;

Como fazer o desfralde: veja o passo a passo

Se você já notou alguns desses sinais no bebê, comece a mostrar o banheiro para ele passar mais tempo por lá. Então vale a pena dar uma caprichada no ambiente e também deixar tudo seguro e acessível para o bebê, não é?

Prepare um penico bem fofo, que chame sua atenção, e também um redutor de privada colorido. Ah! E coloque um banquinho para ele alcançar a patente.

Mas é importante não forçar a criança a usar a privada nem oferecer demais o banheiro durante o dia.

Quando crescem, as crianças têm um controle maior dos esfíncteres, os músculos da evacuação, e chega um momento que não é mais tão natural evacuar na fralda. Você vai perceber cada vez mais o bebê de cócoras, fazendo esforço. Ofereça o banheiro nesses momentos chave.

Transforme tudo numa coisa lúdica e de recompensa

Quanto mais o bebê vai criando personalidade, mais ele tem aquele senso de recompensa. E quanto mais sentir que usar a privada é algo bom, mais vai se sentir incentivado, então celebre bastante com ele cada vez que não precisar das fraldas.

Talvez até mais importante que isso é não apressar nem repreender o bebê caso ele não consiga. É importante ir tirando a fralda aos poucos, então se prepare para ter muita paciência com os escapes que vão acontecer por todos os cantos da casa e não culpe o bebê, isso pode atrasar o processo ou mesmo causar um trauma.

Existem mais materiais para incentivar o desfralde do que imaginamos: são livrinhos, desenhos, brinquedos e decorações que mexem no imaginário da criança para ajudar no desfralde.

Esteja preparada para todas as horas

Preparativos para o desfralde

Quando começar o desfralde, além da paciência, você vai precisar preparar os detalhes: melhor as épocas quentes e de férias para começar o desfralde. Você vai estar perto do bebê e durante o calor ele não vai ficar gelado com os eventuais escapes.

Avise as vovós e a escola que vocês estão no processo de desfralde, para ninguém fazer muita pressão. Esse momento precisa acontecer sem estresses no ambiente, para o bebê não fazer associações ruins com usar o banheiro.

Sair vai começar a ser um momento mais delicado, então prepare uma boa bolsa de maternidade, equipada com cuecas e calcinhas extras e um saquinho separador para pôr roupas com escapes.

Aposte em roupas de baixo coloridas e fáceis de tirar. Existem as fraldas de treino, que se parecem com as roupas de baixo normais e evitam o vazamento e são fáceis de tirar.

Nesse período é melhor evitar roupas muito difíceis de vestir, como bodies, macacões e calças de botão. O melhor mesmo é apostar nos vestidinhos, camisetas e calças com elástico, para o bebê ir aprendendo a abaixar a roupa sozinho.

Vá por etapas

Liberdade do desfralde

Comece tirando a fralda do dia e esteja sempre de olho no bebê, oferecendo o banheiro só na hora que ele estiver fazendo aquela forcinha.

Não deixe de ir conversando com o seu filho para saber como ele está se sentindo com aquela nova experiência, até porque assim ele também fica mais à vontade para pedir as coisas relacionadas a isso.

E então, ele ficou sequinho durante os primeiros dias? Agora é hora de ficar de olho na fralda noturna: é normal os bebês terem escapes noturnos, mas quanto mais eles aprendem a controlar os esfíncteres durante o dia, o mesmo acontece à noite.

Se ele passou uma semana acordando sequinho, aí é hora de começar a tirar a fralda da noite, e muitas vezes o bebê gosta da ideia, porque acha a fralda desconfortável para dormir.

Quando vocês saírem, leve sempre um pacote de lenços umedecidos na sua bolsa de maternidade e também uma fralda, só por segurança, caso o lugar não tenha um banheiro muito acessível.

Com aquela paciência que só mãe tem e várias pequenas recompensas e celebrações junto do bebê, vocês vão passar por essa fase ainda mais fortes e se divertindo muito.

Se você ama peças de qualidade e quer receber mais dicas e informações sobre maternidade, é só acompanhar o nosso blog e seguir a Vilma Mirian nas redes sociais, estamos sempre com conteúdo novo 😉

Deixe um comentário