Estrias na gravidez? Saiba como evitar com óleos e cremes!

Uma das maiores preocupações das mamães de plantão é saber como lidar com as possíveis estrias ocasionadas pela maternidade. Esse medo é muito comum entre grávidas e tem despertado procura por produtos que ajudem a evitá-las.
Por isso, óleos e cremes são opções cada vez mais recomendadas! Porém, não são somente esses produtos que podem auxiliar a prevenir possíveis marcas. Investir em uma alimentação saudável, entre outros recursos, pode ser extremamente eficiente no tratamento preventivo e pode proporcionar um efeito melhor!
Nós, da Vilma Mirian, preocupados também com o bem-estar estético das mães, desenvolvemos um conteúdo completo com dicas extremamente importantes no combate das estrias. Quer ficar por dentro de todo o assunto? Continue rolando a página e aproveite!


O que são as estrias?

É fato que as estrias são marcas, muitas vezes ocasionadas durante a gravidez, que deixam muitas mulheres preocupadas, tendo em vista que esteticamente falando, elas podem trazer algum desconforto visual e nos acompanharão por toda a vida.
No entanto, muitas pessoas desconhecem o que realmente são as estrias, e essa falta de informação vai na contramão das soluções para o tratamento. Diante disso, você sabe realmente o que são estrias do ponto de vista médico?
Não? Sem problemas! De maneira objetiva, estrias são faixas avermelhadas que configuram um rompimento da derme, causando um aspecto de cicatriz, geralmente ocasionadas pelo ganho rápido de peso, ou variação constante dele!

Estrias vermelhas x estrias brancas

Você deve saber que existem dois tipos básicos de estrias – vermelhas e brancas – e que elas possuem diferenças, não é mesmo? É importante ter atenção a esse detalhe, pois ele determina quão eficiente será o tratamento para eliminá-las.
As estrias vermelhas e/ou arroxeadas caracterizam uma ruptura mais recente da pele. É nesse momento que o tratamento de combate a elas torna-se mais efetivo, uma vez que nesse período a regeneração dos tecidos é bastante grande.
Já as estrias brancas evidenciam um rompimento mais antigo da pele, uma vez que o aspecto embranquecido demonstra que a cicatrização já foi feita, e torna-se mais difícil a eliminação. Há tratamentos mais recentes que promovem uma interessante diminuição das estrias já cicatrizadas. Nesse caso, consulte um dermatologista!

8 passos que ajudam a evitar estrias na gravidez!

Além dos famosos óleos e cremes próprios para o tratamento, alguns outros aspectos são muito válidos quando o assunto é evitar estrias. Por exemplo, uma alimentação saudável é essencial, tendo em vista que a principal causa dessas cicatrizes é alteração de peso.
Diante disso, nós elegemos 8 passos muito importantes para te ajudar a evitar possíveis estrias durante e após o período de gestação. Para facilitar o entendimento, só separamos em dois momentos o tratamento das estrias, porém alguns passos precisam ser aplicados em ambos, tudo bem?

Cuidados durante a gravidez!

Os cuidados para evitar estrias durante a gravidez envolve o uso de muitos produtos hidratantes, sempre combinados com uma alimentação saudável, bem como massagens que proporcionam uma melhor elasticidade da pele. A seguir, veja os cuidados indicados para o período gestacional.
  • Hidratação intensa: cremes e óleos que tenham abundância em vitamina E são ótimos para proporcionar maior elasticidade à pele, o que é fundamental para o não aparecimento de estrias durante a gravidez. Uma opção bastante procurada e com comprovação validada, é o Bio-Oil que é rico em vitamina E. A indicação é ele ser aplicado após o quarto mês;
  • Massagens constantes: massagear seios e barriga em movimentos circulares – regiões em que há maior aparecimento de estrias – é uma atitude muito importante no combate a estrias, uma vez que ajuda a ativar a circulação, além de melhorar a elasticidade;
  • Controle do peso: é inevitável engordar durante a gravidez, porém há mulheres que têm alto ganho e isso leva ao aparecimento de estrias e, consequentemente, a flacidez. Evitar alimentos ricos em açúcares ajuda a controlar o peso o que é essencial para evitar o aparecimento de possíveis cicatrizes;

  • Roupa íntima adequada: investir em roupas íntimas que não apertam e permitem uma circulação sanguínea livre é outro ponto muito importante. Além disso, sutiãs confortáveis permitem segurar bem as mamas, o que evita o efeito de flacidez ocasionado pelo alto peso constante.
  • Consumo de alimentos ricos em vitamina C e E: enquanto a vitamina C possui propriedades antioxidantes, como betacaroteno ou flavonoides, favorecendo a produção de colágeno na pele, o que permite maior elasticidade, a vitamina E é rica em propriedades anti-envelhecimento, atuando na manutenção da juventude da pele.
Esses foram alguns cuidados importantes para o combate ao aparecimento de estrias. Contudo, há outras formas de evitar essas marcas após a gradivez. Acompanhe na sequência quais cuidados você deve tomar para evitar as estrias após ter seu bebe.
Saiba mais: Está gostando do nosso conteúdo? Legal! Que tal você ler mais informações sobre a gestação em nosso blog? Vem acompanhar esse conteúdo super interessante sobre 5 dicas infalíveis de como armazenar leite materno!

Cuidados após a gravidez!

As estrias possuem um percurso de amadurecimento, que contempla em sua fase nova, de aparecimento recente, um coloração avermelhada. Enquanto em sua fase de envelhecimento, ganha um aspecto esbranquiçado. É no momento de envelhecimento, quando elas ficam brancas, que é difícil eliminá-las.
No entanto, há alguns passos bem interessantes que podem te ajudar após a gravidez, porém, alguns descritos anteriormente, como: uma alimentação saudável, hidratação constante e investimento em alimentos que sejam ricos em vitamina C e E, continuam sendo essenciais para evitar novas estrias, e combater as antigas.
  • Tome bastante água: água é vida, não é mesmo? Tomar água constantemente é essencial para manter a juventude da pele, o que proporciona uma melhor qualidade na elasticidade e evita as estrias;
  • Continue fazendo uso de cremes e óleos: não deixe jamais de fazer uso de produtos hidratantes. Eles são essenciais, tanto no momento de alargamento da pele, que é quando o bebe está crescendo e se desenvolvendo, quanto no período de retorno ao peso;
  • Busque tratamentos alternativos: investir em cápsulas de colágeno é uma ação excelente, porém fazer uso em tratamentos alternativos pode ser muito mais vantajoso. Hoje já há um avanço maior no tratamento de estrias por meio de intervenções estéticas, para isso, vale a pena consultar um dermatologista;
  • Mantenha uma alimentação balanceada: uma alimentação rica em vitaminas E e C, como já informamos, é muito importante na produção de antioxidantes que previnem o envelhecimento da pele. Contudo, os benefícios de uma alimentação saudável envolve muito mais aspectos, como um emagrecimento de qualidade, além de uma elevada melhora na qualidade de vida;
  • Faça atividades físicas: parece “chover no molhado”, já que os benefícios das atividades físicas são evidentes, porém, no que se trata do tratamento de estrias, há um fator ainda mais interessante. Além de proporcionar um emagrecimento mais efetivo, atividades físicas são ótimas para promover uma boa circulação sanguínea, o que permite que sua pele esteja sempre com um aspecto saudável.
Você imaginava haver tantos passos para evitar o aparecimento de estrias? Pois é, e o mais bacana é que eles são acessíveis e eficientes em outros aspectos, como emagrecimento saudável e melhora na qualidade de vida!
Saiba mais: É muito importante se manter informada durante a gravidez. Tomar alguns cuidados com o corpo é realmente fundamental, mas há ainda outras preocupações também essenciais. Que tal então entender o que é essencial levar na mala da maternidade? Vem com a gente!
Nós, da Vilma Mirian, nos preocupamos com todo o universo da gestação, por isso, temos desenvolvido em nosso blog conteúdos completos e que trazem informações de qualidade! Que tal continuar com a gente e navegar pelos nossos outros textos? Nos vemos por aí!

Deixe um comentário