Guia definitivo para entender tudo sobre a saída de maternidade

Os momentos antes de conhecer o bebê sempre são cheios de emoção, inicia-se os planejamentos e as organizações, as compras das bolsas de maternidade, roupinhas e sapatinhos e a tão importante saída de maternidade, peça que o bebê irá dar o seu primeiro “oi” ao mundo fora do hospital, então, é importante concentrar mais atenção nela!

A saída do bebê da maternidade é um momento único, cheio de alegria e momentos especiais, afinal, os novos papais irão se lembrar sempre do dia que levaram para casa o seu pacotinho de amor. Por isso, se faz necessário saber o como escolher o conjuntinho de roupas e a cor ideal. É sobre isso que nós da Vilma Mirian viemos te contar: o que é a saída de maternidade e os significados das cores.

Sabemos que a espera de uma nova vida requer aprender novas informações e é por isso que preparamos esse guia definitivo para a escolha de uma saída de maternidade inesquecível.

O que é e como escolher uma saída de maternidade?

imagem de roupa rosa de bebe

As roupinhas do neném para esse dia especial precisa ser um conjunto cheio de estilo, como um macacão, um body e uma manta da mesma cor. Se você, mamãe, é adepta do estilo clássico, é importante que tudo seja de uma cor só, com exceção do culote na cor branca, podendo ser em diferentes tons para trazer um detalhe especial!

Todas essas peças proporcionam um maior controle da temperatura corporal do bebê. Por isso é importante agasalha-lo bem, entretanto, fique sempre atenta às mudanças do clima. Se começar a fazer muito calor, opte por retirar algumas peças ou escolher tecidos mais leves.

Como escolher roupinhas adequadas

imagem de mulher gravida segurando roupa de bebe junto ao rosto enquanto sorri

Antes de tudo, escolha roupas versáteis, fáceis de serem retiradas e colocadas. Isso é importante para você estar sempre preparada, afinal, nunca sabemos quando o clima pode mudar. Não abra mão do conforto do seu bebê, opte por peças de tecidos mais maleáveis, que não apertem o corpinho.

Na hora de montar a bolsa de maternidade, você ainda pode incluir acessórios importantes como:

  • meias;
  • touca;
  • roupinhas extras;
  • luvinhas.

Para agregar detalhes mais lindos, personalize esses itens com as letras iniciais do nome do seu bebê! Coloque pequenos brilhos, por exemplo, no lacinho da roupa, decore do seu jeitinho, sempre lembrando do dia especial que será! Afinal, esse vai ser um dia que pedirá um monte de fotos, repleto de emoção e sentimentos.

Conheça a lenda do sapatinho vermelho

Aposto que você sempre ouviu que se deve vestir um recém nascido com sapatinhos vermelhos para saírem no primeiro dia da maternidade. Essa lenda começou com a ideia de que essa peça traz proteção e muitos desejos de felicidade para a criança. Por isso, acabou virando uma tradição!

Significado das cores da saída de maternidade

As cores representam uma longa tradição que é passada de mãe para filho durante anos. Esse simbolismo é parecido com a escolha da cor de roupa no ano novo, quando usamos branco para atrair paz, por exemplo.

Elas são usadas para atrair as melhores energias, a diferença é que as do ano novo são para o ano começar bem, as do bebê são para a vida todinha dele!

Vamos te mostrar as cores mais usadas e seus significados, confira!

Amarelo

Essa cor geralmente é usada na saída de maternidade em tom pastel. Ela pode ser usada tanto para menina, quanto para menino, um verdadeiro coringa para as mamães que escolheram fazer surpresa e descobrir o sexo só na hora do parto.

O amarelo representa sorte e prosperidade na vida. Existe uma lenda/superstição que ao colocar essa cor na roupinha do bebê, evitaria a doença icterícia – quando o fígado do recém nascido não processa os glóbulos vermelhos de maneira eficiente.

Azul

imagem de roupa azul de bebe

O tom mais usado pelas mamães de meninos! O azul pode ser usado tanto em tons mais claros, quanto aquele azul marinho, que fica lindo em ambos os sexos. Ele traz o equilíbrio e a tranquilidade para a nova vida da criança.

Branco

O branco não pode faltar na saída da maternidade! Precisa ser inserida em alguma peça, por menor que seja. Assim como no ano novo, essa cor traz energias de paz, leveza e pureza para o neném. O ideal é a cor estar no culote, a calça que vai por cima do body.

Vermelho

imagem de roupa vermelha de bebe

O mais tradicional e o que as mamães mais amam e usam. O vermelho traz uma infinidade de ótimas energias como, proteção e saúde. É o tom do amor! Ele também é unissex, podendo ser usado em ambos os sexos. Sem contar que, fica lindo combinado com os tradicionais sapatinhos vermelhos!

Rosa

Uma das preferidas das mamães de meninas, essa cor representa o amor, a felicidade e a suavidade. O rosa é o tom do romantismo, trazendo uma beleza única para a bebê!

Verde

imagem de roupa verde de bebe

O verde, além de levar boas energias ao recém nascido, ele possui o poder de acalmar os papais também! A serenidade que a cor emite, acalma o bebê e os que estão a sua volta, para todos poderem ficar um pouco mais tranquilos, especialmente se os pais forem de primeira viagem. Além disso, ela irradia saúde e esperança.

Como escolher a cor da saída de maternidade

Existem diversas cores para serem escolhidas, todas possuem o seu significado único. Você pode optar desde os clássicos vermelho, rosa ou azul, ou ousar um pouquinho e escolher o verde. O importante é escolher aquela que mais te agrada para a chegada de seu filho ao seu novo lar!

Há vários tipos de conjuntos com cores e tecidos diferentes. Não precisa se amarrar na ideia de que precisa usar uma cor específica. As cores apenas funcionam como um simbolismo e uma tradição linda de mãe para filho.

Então, aposte na cor mais especial que o seu coração achar que deve ser implementada na roupinha do bebê, na qual você se sinta mais à vontade.

Não se esqueça de lavar tudo pelo menos com 3 semanas de antecedência com sabonete neutro ou de coco. Mesmo possuindo uma data certa para a chegada do bebê, imprevistos são bem comuns de acontecer, sempre esteja preparada! Leve ainda a sua câmera fotográfica para capturar esses momentos únicos e lindos. E, mantenha a calma mamãe! Tudo dará certo!

Esperamos que tenha gostado desse guia completo de como escolher a saída maternidade mais especial, nós preparamos com todo o amor e carinho para não restar nenhuma dúvida. Que tal dar uma conferida em como personalizar a sua bolsa da maternidade? Confira no blog!

Obrigada e até a próxima!

Deixe um comentário