Sempre trazemos dicas de maternidade aqui no blog, e um dos assuntos mais buscados é sobre o que levar na bolsa maternidade. Até mesmo as mães mais experientes têm dúvidas quanto aos preparativos, especialmente se o filho anterior nasceu em uma estação do ano completamente diferente à do bebê a bordo.
E os cuidados com a temperatura realmente merecem atenção, sendo um ponto válido frisar que sua percepção corporal não é a mesma da percepção do bebê. O corpinho do recém-nascido ainda não é capaz de regular a temperatura, e por isso pode ficar muito quente ou muito frio rapidamente se não ficarmos atentas.
Por esta razão é tão desafiador decidir quais são os melhores itens para levar na mala maternidade, afinal, eles variam de acordo com a estação do ano.
E como amigas, viemos te ajudar a montar a mala do bebê que nasce no verão, com dicas valiosas para não faltar nada no grande dia. Entenda quando começar os preparativos e como fazer para chegar no dia do nascimento com tudo prontinho da melhor forma possível!
Quando começar a arrumar a mala maternidade?
Sabemos que a ansiedade para ter o bebê no colo toma conta do coração de mãe, e a vontade é de começar a arrumar tudo a partir do momento da descoberta da gestação. Mas na prática vemos que comprar as roupinhas, a mala maternidade e os itens necessários levam um tempo da família toda.
Mas isso não significa que tudo deve ser deixado para última hora; é importante haver uma folga entre o momento de arrumar as coisas e o nascimento, até porque nunca sabemos se teremos uma surpresinha com o baby resolvendo nascer antes do previsto. Precisamos estar preparadas para ele, não é mesmo?
Quando lavar as roupinhas
Com 28 semanas de gestação, você já deve começar a lavar as roupinhas. Esse procedimento é fundamental até mesmo com as peças novas, pois os tecidos acumulam bactérias que podem causar alergias e irritações na pele sensível dos pequeninos.
No momento da higienização, o mais indicado é que as peças sejam lavadas com sabão neutro ou sabão de coco, que não têm perfumes fortes nem componentes alergênicos em sua composição.
Elas não precisam necessariamente ser lavadas à mão. As peças até podem ser lavadas na máquina, desde que você não caia na tentação de adicionar amaciante, alvejante nem nada do tipo: somente o sabãozinho e a água!
Sabemos que o cheirinho de roupa de bebê proveniente dos amaciantes é tentador, mas deixe para começar a utilizar na segunda semana de vida, ok? Lembrando que devemos utilizar produtos especiais, que sejam sensíveis para bebês.
Quando organizar a mala maternidade
Com 32 semanas de gestação, é momento de arrumar a mala. Assim, você terá um intervalo entre a preparação dos itens e o nascimento do bebê sem que as peças acumulem ácaros ou bactérias.
Ainda dá tempo de também de se preparar para caso o filhote queira dar as carinhas um pouco antes da hora.
Lista do que levar na mala maternidade para verão
O maior medo das mommies é esquecer de algo importante no grande dia. Então aqui vão algumas sugestões do que levar sem sobrar nem faltar:
5 kits de roupinhas
Como as temperaturas do verão são mais elevadas, o mais adequado é que os conjuntos sejam de peças mais fresquinhas, como é o caso do pagão. Não há necessidade de levar 5 macacões justamente por ser uma época mais quente, mas, caso prefira se precaver, leve um macacãozinho como item opcional, para caso a temperatura mude inesperadamente – apenas um é o suficiente.
Sendo assim, os kits devem envolver:
- 5 pagãozinhos
- 5 meias
- 2 sapatinhos
- 1 par de luvinhas protetoras
Os bebês nascem com as unhas grandes, e as luvinhas servem para protegê-los de se arranharem. Por isso, um par também é o suficiente.
Uma roupinha especial (para o dia da alta)
O dia da saída do hospital merece muitas fotografias fofas em família. Portanto, capriche na roupinha do dia da alta, escolha a que você mais gosta e, claro, não se esqueça de caprichar na sua roupa também – afinal, você e seu bebê são as estrelas do dia.
Dois cobertores manta fina
As cobertinhas são essenciais para garantir conforto e proteção. Nesse caso, prefira as mantas finas por serem mais fresquinhas.
Duas toalhas de banho
Duas toalhas são o suficiente para o seu bebê passar os dias na maternidade; não se esqueça desse item e aproveite os primeiros banhos do seu baby.
Três fraldas de ombro
A fralda de ombro é grande, bem maior do que a de boca. E como o nome sugere, é feita para colocar no ombro. Como a mamãe irá receber muitas visitas – é vovó, titio, titia, priminho e por aí vai – que com certeza vão querer segurar o bebê no colo. Nesse momento é fundamental colocar a fralda no ombro da visita, para que o bebê não entre em contato com a roupa cheia de bactérias de fora.
Uma manta amamentação
Será sua primeira experiência com amamentação com o novo filho, e é importante que esteja preparada. Uma manta para amamentar é o suficiente.
Um pacote de fralda RN descartável
Claro que não devemos nos esquecer desse item fundamental. A fralda descartável será utilizada desde o primeiro dia do baby, então certifique-se de levar um pacote cheio para o momento que estiver na maternidade.
Escolha uma mala maternidade adequada e organize-se!
Esses são os itens mais essenciais para levar, portanto, se deseja ser compacta, aposte nela. A maioria das maternidades oferecem uma lista com itens necessários, confira se faltou algo e inclua na sua mala!
Diferente da opção para inverno, a mala para o verão não precisa ser tão espaçosa. Os itens são mais finos e leves, logo, menos volumosos. Escolha a cor e acabamento que mais combinam com você e sua princesinha ou príncipe, e torne esse é um momento ainda mais especial na vida de ambos.
E aí, gostou desse post? Se ainda restam dúvidas sobre o assunto, temos um post completo sobre dicas sobre organização.
E se você busca por inspirações de maternidade, não deixe de conferir nosso insta – lá, tem muitas publicações feitas especialmente para você, mamãe!