O que levar na bolsa maternidade: dicas para iniciantes!

Uma das principais dúvidas das gravidinhas de primeira viagem é sobre o que levar na bolsa de maternidade. Qual o momento ideal para preparar a bolsa? Quais os itens imprescindíveis? O que mais pode ser útil? Se esse é o seu caso, fique tranquila: é natural ter todos esses questionamentos.

Sabemos muito bem que a gravidez é uma fase sensível e cheia de descobertas para as mulheres. Quanto mais vai se aproximando o dia do bebê nascer, maior é o sentimento de ansiedade em conhecer o rostinho do filho que ainda nem saiu da barriga e já significa tanto pra gente.

Para te ajudar nesse momento, trouxemos algumas dicas de amiga para amiga sobre organização, assim, vai ser muito mais fácil separar os itens necessários para levar para o grande dia e torná-lo mais confortável e especial – para você e para o recém-nascido.

Vamos lá?

Quando é o momento ideal de arrumar a bolsa para maternidade? 

Para saber qual a hora certa para arrumar seus pertences de levar à maternidade, é importante compreender o tempo certo de uma gestação. De acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, o período ideal – ou mais comum – de gestação fica entre a 39ª semana até a 40ª e 6 dias.

Se você está se aproximando desse período, pode começar as preparações! Os médicos indicam que tudo esteja arrumado desde, pelo menos, a 36ª semana de gestação.

Converse com seu médico ou médica obstetra para entender qual a previsão exata para o seu baby nascer e procure deixar tudo no jeito com pelo menos três semanas de antecedência.

Se for possível arrumar ainda antes, entre a 32ª semana, não hesite – nunca se sabe se o bebê vai querer chegar antes, não é?

Esse é um momento perfeito para organizar a bolsa maternidade: vai dar tempo de ter comprado e ganhado muitos acessórios para o neném (e para você), mas não vai estar em cima da hora, com riscos de acontecer uma surpresinha.

O que levar à maternidade? Veja a lista completa!

roupinha para bebê

A seguir, você vai ver todos os itens principais para levar ao hospital e garantir o conforto necessário. Prepare seu checklist!

  1. Seis conjuntos completos (tipo pagão): quando o bebê nasce, não consegue ter sua temperatura corporal regulada. Por isso, é essencial levar roupinhas mais quentinhas, com manga comprida, para proteger o corpo dele – por mais que seja no verão e você esteja passando calor.
  2. Seis macacões com abertura frontal: os macacões com esse tipo de abertura são os ideais para vestir o recém-nascido. Como eles são frágeis e muito pequenininhos, a maior praticidade é bem-vinda.
  3. Seis meinhas: para manter os pezinhos aquecidos, deixe preparado seis pares de meias para recém-nascido.
  4. Um cobertor e uma manta antialérgicos: para escolher esses itens com precisão, considere a estação do ano. Se estiver no verão, tecidos mais leves são as melhores opções, mas se estiver frio, os tecidos mais grossinhos são essenciais para manter o baby aquecido.
  5. Seis fraldas de tecido e toalha de boca: é essencial ter em mãos os paninhos de boca e as fraldas de tecido e toalha para limpar a boca do neném. Como ele ainda está começando a ser alimentado, provavelmente não vai levar muito jeito para isso.
  6. Toalha para banho: a toalha é fundamental para ser usada nos primeiros banhos do bebê. Esse, provavelmente, será o primeiro item utilizado por ele.
  7. Um pacote de fraldas descartáveis (RN).

Dentre esse kit, deixe separado uma peça de cada para montar o primeiro look. Nesse momento, capriche para escolher os mais fofos para as fotos!

Observações importantes: antes de organizar as roupinhas na mala, é muito importante lavá-las anteriormente. Mesmo que sejam de marcas confiáveis, não sabemos muito bem a procedência do material e sua composição.

Muitas vezes, as roupas passaram por processos químicos ou armazenamentos duvidosos, por isso, a lavagem com produtos neutros, com a menor quantidade de perfume possível, é indispensável para não causar alergias ou agredir a pele do pequeno.

Outro aspecto a ser considerado, além da procedência, é o tipo de tecido adequado à estação. No inverno, aposte em peças de ou plush e, no verão, de malha leve.

Bolsas personalizadas e sofisticadas

Para as mamães que adoram um toque de luxo nos acessórios de maternidade, temos uma dica incrível: em nosso site, você se depara com modelos lindíssimos de bolsas e malas de maternidade, desenvolvidas com muito encanto, para proporcionar charme nessa fase tão especial da sua vida.

Nossas opções são exclusivas e apresentam uma pincelada de sofisticação e acabamento diferenciado – a qualidade superior é notável! São elegantes e perfeitas para organizar as roupinhas e acessórios para o grande dia.

Bolsas para maternidade são muito úteis, por isso, temos diversos tamanhos disponíveis. Mesmo com tanta utilidade, é importante que você tenha um kit maternidade completo para arrumar todos os seus pertences e não apenas os do bebê – afinal, você é a estrela principal no parto e precisa de cuidados.

Em um próximo post, traremos a importância de ter um kit para maternidade e como organizá-lo. Fica ligadinha em nossas postagens semanais!

Deixe um comentário