Chá de camomila para bebê: 7 benefícios incríveis!

É de conhecimento universal que a camomila – ou como cientistas a chamam, matricaria chamomilla, é uma poderosa aliada para o alívio de dores através de propriedades calmantes, e justamente por não possuir efeitos colaterais, o chá dessa planta para bebês é um super trunfo nas mãos de mamães que procuram aliviar sintomas dolorosos em crianças e recém-nascidos.

Para tornar este momento ainda mais significativo na vida de toda a família, a Vilma Mirian preparou uma lista com 7 benefícios relacionados ao uso dos chás naturais para os pequenos: confira abaixo os tópicos e siga conosco neste blog post!

  • Melhora o sono do bebê e proporciona noites bem dormidas;
  • Auxílio na digestão;
  • Alívio nas dores que surgem com o nascimento dos dentinhos;
  • Diminuição dos desconfortos de cólicas;
  • Ameniza ansiedade e agitação;
  • Ajuda o controle de açúcar no sangue;
  • Contribui para a saúde da pele.

1. Melhora o sono do bebê

bebe dormindo no colo da mãe

A primeira contribuição do chá de camomila para bebês alivia também a ansiedade das mamães preocupadas com a saúde do sono do pequeno – e consequentemente de toda a família, não é mesmo?

A camomila possui propriedades calmantes em adultos ou crianças, portanto, se a intenção é oferecer noites bem dormidas e maior tranquilidade para as horas de descanso, ministrar este chá é uma importante tática já utilizada entre vovós em tempos antigos.

Aproveite esta dica de ouro, transmitida de geração em geração, com alternativas também para mães que preferem o uso desta essência através da terapias com aromas, inclusos em umidificadores dos bebês: você vai amar os resultados.

E se você quer conhecer mais sobre como criar rotina de sono mais saudável, a Vilma Mirian te conta todos os detalhes: siga conosco para maiores descobertas.

2. Contribuição na digestão

O próximo item acerta em cheio os corações de mamães preocupadas com os processos digestivos do seu pupilo, afinal, sabemos que nos primeiros anos, a criança passa por alterações constantes em alimentação e processos de maturação do organismo.

A Vilma Mirian preparou então, este blog post que é praticamente um abraço quentinho em mulheres que nos perguntam se chá de camomila para recém-nascido é uma boa opção.

Se utilizado através de compressas aquecidas na barriga ou no contato gentil com a pele, a camomila pode sim trazer contribuições para a saúde digestiva do bebê, mas lembramos que antes dos 6 meses completos, o consumo exclusivo de leite materno é fundamental para o desenvolvimento infantil.

E sobre o processo do desmame gentil, disponibilizamos um guia completo para acalmar toda a família ao longo do caminho a ser percorrido: confira e siga com a gente.

3. Adeus ao desconforto com dentinhos

imagem de bebe sorrindo no colo da mãe

O terceiro item dos benefícios do chá de camomila para bebê em nossa lista conquista os pequenos em que os dentinhos já despontam, conquistando o alívio de dores e consequentemente o bem-estar para toda a família.

Utilize os efeitos sedativos da camomila através de lencinhos umedecidos com o chá concentrado, em opções levadas ao freezer e em sorvetes para os dias de altas temperaturas: refresque seu pequeno com saúde.

4. Menos cólica é demais!

O quarto benefício conquistado com o uso de ervas como a camomila – e ainda chá de erva doce para bebê, aponta para diminuição nas tão temidas cólicas e noites mal dormidas em consequência delas.

Os chás naturais, com ênfase à camomila, contribuem também com refluxos, tão presentes nos primeiros anos de vida dos pequenos, portanto, não tema administrá-los no alívio destes sintomas, mas procure o auxílio de um médico especialista antes de qualquer inclusão ou mudança relacionada à saúde infantil.

5. Dias mais tranquilos com menos ansiedade

imagem de um copo com chá de camomila

Se você ainda tem dúvidas sobre as contribuições do chá de camomila para bebês, o quinto tópico que a Vilma Mirian preparou é um dos pontos definidores entre mamães que escolheram um estilo de vida mais saudável em família.

Isso porque é comprovado cientificamente as propriedades calmantes e inibidoras de ansiedade que a matricaria chamomilla – nossa queridinha camomila, possui.

Portanto, administre este chá para a conquista de dias mais tranquilos, e se o pequeno apresenta choros constantes nos últimos dias, confira dicas e técnicas para acalmar especialmente preparadas para você!

6. Controle do açúcar no sangue

Eis que surge a sexta dica que conquista também mamães antenadas na alimentação dos bebês com baixo consumo de açúcares, isto porque a camomila é uma importante aliada na queda e controle destas substâncias em nossos organismos.

Ledo engano pensar que essa não é uma preocupação necessária para crianças, afinal, diabetes é uma condição que atinge diferentes idades ou gravidades, atingindo também os pequenos que já apresentam predisposição genética para o quadro.

Esteja atenta aos exames periódicos e inclua estes chazinhos na rotina da família: todos vão amar.

7. Contribui com a saúde da pele

imagens da mãe segurando pés do bebe

O último benefício que fecha com chave de ouro as dicas da nossa lista, aponta para a contribuição do chá de camomila para bebês, em especial, para a saúde dermatológica deles.

Que a camomila é uma importante aliada em dermocosméticos para adultos, contribuindo para peles mais hidratadas e livres de manchas, as mamães que nos acompanham aqui no blog já sabiam, mas os pupilos também podem ser beneficiados através de compressas gentis do chá concentrado e também com o consumo ao longo da rotina e inclusões alimentares.

Gostou de conhecer mais sobre o assunto e, com a Vilma Mirian, descobrir 7 contribuições do chá de camomila para bebê? Siga acompanhando nossos conteúdos preparados especialmente para você, mamãe, e para o bem-estar de toda a família.

Nos vemos no próximo blog post!

Deixe um comentário